[FUG-BR] Failover em placas de rede

Rodrigo Graeff delphus em gmail.com
Ter Jul 26 10:48:29 BRT 2005

Pablo Sánchez wrote:

>Mas que diabos! Gente, o lance é Failover entre placas de rede, certo?
>Os problemas começam assim:
>
>1 - Se são duas placas, cada uma deve ter um IP diferente

Com o protocolo CARP, as placas podem ter o mesmo IP address na rede sem
problemas.

>2 - Se tem IPs diferentes, provavelmente o problema é rotas
>diferentes. Cada rota está definida para uma placa diferente
>3 - O que precisa ser feito é uma solução que pegue as rotas da placa
>falha e redefina-as para a placa correta.

Concordo, um bash de 10 linhas pode resolver isso numa boa rodando com
sleep e daemontools, eu sei que parece meio tosco e porco, mas eu teria
feito da mesma forma e guess what ? estaria funcionando.

>4 - Como fazer isso? Não é com um softwares de gráficos,
>pelamordedeus. Não é xingando os outros, me poupem.

Concordo com o amigo, nao julgue os outros pelos seus atos :)

> [...]
>funciona o processo:
>http://docs.hp.com/en/B5158-90024/ch03s07.html
>
>Para monitorar suas placas, e assim que você tiver criado os scripts
>para realocar as rotas, você pode usar o daemontools.
>http://cr.yp.to/daemontools.html Neste link daqui, teve um pessoal que
>usou para fazer um firewall redundante. Quer dizer, se um firewall
>cai, o outro assume tudo até ele voltar:
>http://redundancy.redundancy.org/fbsd_lb.html. Como eu te disse, a
>única diferença é que você vai estar monitorando placas de rede,

    Realmente o daemontools eh um cara que segura as pontas que eh uma
beleza, ao meu ver, indispensavel em qualquer servidor meu.
E concordo tambem que isso nao passou de um pequeno flame mas nao sem
fundamentacao, nao neste caso, mas tambem devo concordar
com o amigo que existem sim respostas aqui que as vezes fico pensando
donde a criatura pensou naquilo, eu mesmo fiz uma a pouco, sobre
o portupgrade, sem ter lido direito, respondi uma coisa quanto na
verdade a solucao ja tinha sido apontada pelo colega renato botelho e, o que
escrevi nao serviu pra nada pois o que escrevi ( por nao ter tido
atencao no que li) nao resolveria o problema de jeito e maneira.

Vamos tentar relaxar mais, esta lista nao tem a intencao de MEDIR
conhecimentos tao pouco COMPETIR para qual tem mais conhecimento,
se voce acha que pode ajudar a lista ou uma duvida pois TIVESTE ALGUMA
EXPERIENCIA  no assunto, nao deixe de postar aos colegas,
por mais absurdo que seja, as vezes pode ajudar a dar uma orientacao,
agora, se NAO TIVESTE EXPERIENCIA ALGUMA no assunto
abordado, eu sugiria que ficasse apenas lendo a thread e aprendendo :)
Ninguem aqui sabe tudo ou eh guru, ate os mais experientes aprendem
muito aqui, na real, este eh o intuito desta lista.

Abracos,

--
Rodrigo Graeff
delphus em gmail.com