[FUG-BR] 802.11: maus bocados com IGMP

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Seg Jul 25 11:18:10 BRT 2005

From: "Patrick Tracanelli" <eksffa em freebsdbrasil.com.br>

> O hostapd na verdade não é GPL. É GPL *também*, mas é dual-licenceado.
> Segue o trecho...

Acho que estou contaminado com a rigidez do OpenBSD quanto ao uso de
licenças estranhas :)

> Essa versao do hostapd que ta no contrib faz autenticaca RADIUS sem
> problemas :) Na verdade nem mexia quando nao fazia radius, desde que
> coloquei a mao ja fazia hehe, entao perdi essa primeira parte da *vida* da
> importacao.
>
> Sobre o hostapd do OpenBSD, bom depois que ele de fato existir (estiver
> pronto) provavelmente, se for melhor, sera importado. Mas por enquanto o
> unico funcional é este... :)

O hostapd do OpenBSD existe e funciona. Ele apenas não tem tudo que o
hostapd do linux tem (autenticação via radius, WPA e 802.1x).

Hoje o hostapd do Open implementa o IAPP (Inter Access Point Protocol). Veja
os detalhes em:
http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=hostapd&apropos=0&sektion=0&manpath=OpenBSD+Current&arch=i386&format=html

O problema do Open é a falta de suporte a esses protocolos (WPA e outros) no
stack 80211, que ainda é o original do NetBSD.

O OpenBSD esta investindo muito na area de wireless, para você ter uma ideia
o melhor driver wi esta no OpenBSD, que implementa o HideSSID (não
propagação do SSID do AP), controle de potencia automatico e manual.

[]´s
Luiz