[FUG-BR] PPTP atraz de nat

Christopher Giese - iRapida Telecom chris em irapida.com.br
Qui Jul 21 11:47:14 BRT 2005

Tarde ae pessoal

seguinte.... estou montando uma vpn entre Windows e FreeBSD

como preciso que rode em windows 9x tb..... nao pude utilizar openvpn :)

entao utilizei o pptp do windows mesmo (e no freebsd mpd)

ok... funciona 200% .... uma maravilha........ quando o windows esta na
mesma rede do freebsd ou entao quando o windows possui ip publico

o problema esta quando o windows possui ip PRIVADO.......

se for apenas 1 windows na rede privada blz.... o gw deste windows eh um
FreeBSD com PF... o PF faz o nat e sai tranquilo.........
masquando + de 1 windows da rede privada vai sair..... o gw que faz o
NAT (freebsd com PF) nao consegue fazer o nat de + de 1 pptp

Fiz testes com iptables como gw... ai piorou... que o iptables nao se
propoe a fazer nat de pptp/gre e para fazer precisa de um patch........

Nao testei ainda com ipfw... mas acredito que tenha o mesmo problema.....

Entao estou querendo acreditar que pptp do windows mesmo nao seja a
solucao (imagine meu chefe ir numa lanhouse para usar o pptp e a lan
ter um linux como gw.... ai nao vai conectar e meu chefe nunca vai
entender que o problema eh o gw dele e nao o MPD server aki.....)

Alguem conhece outras formas de vpn Windows - freebsd que funcionem
100%...... para windows 9x...... com criptografia e tudo mais ????

muito Grato

Christopher Giese
chris em irapida.com.br