RES: RES: [FUG-BR] Loadbalance

Kleyson Rios lista em aganp.go.gov.br
Ter Mar 1 17:06:52 BRT 2005

Vamos la ... Aqui eu tenho 12MB de internet, sendo 1 link BrT e 5 links
Embratel.

Na minha maquina proxy eu tenho 2 placas de redes, uma ligada na rede BrT e
a outra ligada na rede Embratel. Entao minha rota default principal do meu
proxy manda sair pela minha interface ethernet da Embratel, e eu criei uma
rota default (no rc.conf) com uma metrica "5 vezes maior", ou seja, meu
proxy manda 1 pacote pra ethernet BrT e 5 pra ethernet Embratel. Assim eu
estou direcionando 5 vezes mais trafego para minha rede Embratel.

No meu roteador eu criei uma police-map na ethernet, e entao com ele eu
posso fazer um roteamento via endereco de origem, ou seja, tudo que vem da
interface BrT do meu proxy eu faco um redirect forcando sair pelo link de
internet da BrT.

Agora no roteador eu coloquei 5 rotas defaults, uma para cada gateway de
cada link Embratel. Tenho as 5 rotas defaults o roteador faz roudin robin
automaticamente. No lado da embratel eles precisaram fazer algum tipo de
balanceamento pra garantir que os pacotes de volta tb entrem por roudin
robin.

Assim eu consegui dividir todo me trafego igualmente nos 6 links de internet
que tenho.

No FreeBSD eu nao consegui colocar 2 rotas default de mesmo peso (o roteador
aceita) mas pode se colocar com peso diferente, com 1 peso a mais, assim vc
conseque balancear mas nao de forma identica, por um vai sair mais. Eu
acredito que se instalar o zebra no BSD talvez consiga colocar as 2 rotas
defaults com mesmo peso.

Espero ter ajudado e nao complicado.

Qualquer coisa estamos aqui :)

Abracos.

Kleyson Rios
Analista de Suporte
62 201-6582

Diretoria de Informática
Agência de Administração
Governo de Goiás

"Como faço uma escultura ? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que
nao é necessário."

Michelangelo