[FUG-BR] Sobrecarga FreeBSD

Cleiton Luiz Siqueira cleiton em websystem.com.br
Ter Mar 8 23:42:13 BRT 2005

Pessoal,

Estou enfrentando um problema que está me tirando do sério, pois realmente
não sei como resolver. O que acontece é que o servidor FreeBSD fica
extremamente lento ocasinado pela grande quantidade de mensagens de email.

O servidor é FreeBSD 4.9 rodando Qmail+QmailScanner+McAfee+Spam+Spamassassin
com SMTP autenticado. Para autenticação do SMTP uso banco de dados Postgres
7.4.2.

A sobrecarga ocorre por causa do número de processos na memória para
tratamento das mensagens. Inicialmente ele checa nas blacklists se o domíno
não está cadastrado, depois faz verificações de vírus e SPAM. Fora as
sessões no banco de dados que são abertas para cada autenticação smtp.

Nesse tempo para tratar cada mensagem aumenta muito a quantidade de
processos e o servidor fica extremamente lento, de forma que tenho que
reiniciar para que os serviços voltem ao normal por um determinado tempo até
que aumente a quantidade de mensagens.

O servidor é um Pentium 4 1.7 GHz com 256 MB de RAM.

Alguém poderia me ajudar com isso. Qualquer informação seria útil.

Obrigado,

Cleiton