Re: [FUG-BR] [OFF-TOPIC] Consumo de memória (SIZE vs. RES )

Paulo Pires pappires em gmail.com
Qua Mar 16 02:11:32 BRT 2005

On Mon, 14 Mar 2005 17:27:36 -0300, Giovanni P. Tirloni <gpt em tirloni.org> wrote:
> Olá,
>
>   Quando inicio o Apache verifico que cada processo dele (prefork)
> consome em média 50MB tanto na coluna SIZE como na RES. Conforme o tempo
> vai passando todos eles vão estabilizando entre 10-16MB na coluna RES
> (memoria RAM realmente utilizada). Alguém sabe me dizer como que
> funciona isso ? As páginas de memória que não são utilizadas vão para a
> swap e isso faz o RES diminuir ?

Provavelmente existe, sim, relacao com swap.  Mas pode ser que, mesmo
quando a coisa se estabiliza la pelos 10MB, como voce disse, voce nao
esteja de fato consumindo N*10MB, onde N e o numero de instancias do
Apache.  Muita paginas que entram no calculo do tamanho residente do
programa sao paginas de texto, que sao comuns a todas as instancias.
Assim, se voce tem 10 instancias e 5MB em cada instancia correspondem
ao codigo binario do programa, seu consumo real de memoria fisica e
algo em torno de 55MB (5MB de codigo compartilhado entre todos os
processos e 5MB de dados particulares de cada um).

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.