[FUG-BR] [1/2 OFF-TOPIC] ADSL

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Sáb Mar 19 22:14:27 BRT 2005

Pessoal,

Sei que isso foi discutido aqui na lista várias vezes, fui no histórico e
li várias threads, mas ainda estou confuso e não consegui fazer meu adsl
da brasil telecom funcionar com o FreeBSD. Como sou marinheiro de primeira
viagem em adsl estou levando uma surra monstra.. no windows tudo funcionou
de acordo depois que segui este tutorial:
http://www.abusar.org/c_alcatel_pppoe.htm
Meu modem é um Alcatel Speed Touch Pro no modo PPPoE (Turbo 300 residencial).
Para o FreeBSD segui as instruções do Handbook:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/pppoe.html
Sem sucesso, quando executo ppp -ddial brt (de acordo com meu ppp.conf),
tudo parece ir bem, mas a interface tun0 não obtem um endereço IP, não
consigo pingar nada além do 10.0.0.138..
Vi vários ppp.conf por aí, fiz vários testes, usei ppp, instalei o ppptp e
segui este outro tutorial:
http://www.free.bsd.com.br/imprimir.php3?CAD=1&NOT=156&PAI=&P=F
mas não consegui sucesso..

Minhas dúvidas:
Meu modem está no modo PPPoE, as configurações estão de acordo com o
primeiro link do Abusar.org, com IP 10.0.0.138, preciso colocar minha
interface de rede com IP fixo (tipo, 10.0.0.1) ou deixo com DHCP? como
fica meu resolv.conf, em branco? o que devo usar, ppp ou pptp? qual a
sintaxe correta dos comandos ppp e pptp para o meu caso?

Quando eu obtiver sucesso prometo que faço um documento e coloco no meu
site para ficar de referência!

Qualquer ajuda será muito bem-vinda.
--
Alexandre Vasconcelos