[FUG-BR] Como parar um freebsd

Edinilson J. Santos edinilson em atinet.com.br
Seg Mar 21 17:29:38 BRT 2005

Caros amigos, ha +- 1 mes atras eu postei na lista um problema que estava
enfrentando com o Freebsd 5.3 (com TUDO atualizado). Só lembrando que tenho
a versao 4.8 rodando ha um bom tempo aqui sem problemas, e que estava
instalando a 5.3 pois vi que a serie 4.xx esta acabando.
Pois bem, depois de muitos kernel panic, compilar em modo debug, enviar
email ate para o pessoal do freebsd (tudo sem resultados) eu finalmente
descobri o problema: um simples ifconfig que era rodado junto com um script
agendado no crontab.
O problema parece estar relacionado com o fato de, as vezes, o ifconfig
atribuir novamente o mesmo ip para a placa.

Isto sinceramente me decepcionou um pouco pois como é possivel um simples
ifconfig causar kernel panic num sistema como o freebsd?
Poderia sei la, logar algo ou qualquer outra coisa, mas kernel panic? Parece
o Windows com aqueles paus misteriosos...

Edinilson