[FUG-BR] Como parar um freebsd

Edinilson J. Santos edinilson em atinet.com.br
Qua Mar 23 11:17:11 BRT 2005

Caro Paulo, obrigado. Achei muito boa a sua dica e vou testar aqui.

[]'s

Edinilson
ATINET-Professional Web Hosting
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br

----- Original Message -----
From: "Paulo Pires" <pappires em gmail.com>
To: <freebsd em fug.com.br>
Sent: Tuesday, March 22, 2005 7:36 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Como parar um freebsd

On Tue, 22 Mar 2005 18:29:33 -0300, Edinilson J. Santos
<edinilson em atinet.com.br> wrote:
> [...]
> revirei na internet e nao consegui encontrar.
> Aqui utilizamos o freebsd para gateway dos clientes de radio. Neste
> freebsd
> especificamente tambem fazemos controle de banda com dummynet.
> Porem, um problema que temos é que, as vezes, o cliente coloca o IP que
> seria do freebsd na maquina dele (por exemplo: o ip 10.20.20.65 é da placa
> de rede do freebsd. Por algum motivo o cliente vai e coloca este IP na
> maquina dele).
> Com isto, todos que usam este IP como gateway acabam parando.

Alternativas:

   - usar algum tipo de vlan ou redes privativas para cada cliente do
link de rádio.

    - ao invés de reconfigurar a interface periodicamente, fazer algum
broadcast, multicast ou mesmo (o que é pior) "pingar" (talvez não com
ping, mas com um outro pacote inócuo) cada cliente, só para recolocar
seu MAC no cache de arp desses clientes.

> [...]
> muito liberal é em relacao a isto. Se alguem coloca o IP que é dele, ele
> loga isto MAS acaba deixando que a maquina fique com o IP (dele) por um
> longo periodo. Em outros sistemas normalmente é logado MAS o sistema nao
> deixa que esta troca ocorra (sempre prevalece o 1o. que estava com o IP)
> ou,
> se ocorre, o IP volta rapido para ele (o sistema)
> Existe alguma configuracao no freebsd em que ele nao deixe outro pegar o
> ip
> que esta configurado para ele? Ja atrelei IP/MAC (atraves do script que

Você poderia examinar os logs com o WOTS (ou qualquer outra ferramenta
equivalente), e só agir (não reconfigurando a interface, mas usando o
"ping" acima) quando fosse necessário.  estou certo de que não roubam
o seu IP toda hora, a cada 10 minutos.

> Por isto tinha colocado para dar um ifconfig no script.

Melhor fazer só o ping.  Eis o que eu faria, como primeiro teste:
colocaria um 'ping -c 1 -i 0.01 broadcast_addr . /dev/null 2>&1'.
Minha expectativa é que os pacotes, ao serem recebidos por todas as
estações, vão atualizar o cache de ARP de todas elas, mesmo que elas
tenham filtro de pacotes que bloqueiem ICMP ou broadcast, esse filtro
só deve atuar depois de o pacote ter sido recebido e o IP validado.

Se não funcionar, tente pequenas variações.

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.