[FUG-BR] CShell gurus por perto?

Seg Mar 28 19:13:10 BRT 2005

Bom eu estava aqui vendo o que tem de novo no OpenBSD, soh pra garantir
que nao to deixando passar nada =)

Ai uma das coisas que eu sempre "lembro" de considerar, e que "quase
gosto muito" quando to num OBSD eh o uso do sudo. Comum pra quem usa o
sistema com maior frequencia do que eu por exemplo. Ai eu sempre me pego
pensando: "pq eu nao uso sudo no dia-a-dia?" Ai hoje eu descobri porque.

Uma das coisas que eu mais gosto (nao consigo viver sem) na CShell eh o
modo de consulta ao historico, entre as varias coisas como !!, !<comeco
do comand>, a melhor delas eh <comeco do comando> seguido de seta para
cima, que faz a pesquisa apenas por comandos que comecem por <comeco do
comando>, por exemplo ee<seta para cima> vai listar tudo que comeca com
ee no historico.

Mas por exemplo, uma situacao simples.

$ sudo ee /usr/local/etc/apache2/httpd.conf
	<edita/salva/sai>
$ sudo apachectl graceful

Ai quando eu quero editar de novo o mesmo arquivo eh instintivo, eu faco

e<seta pra cima> e dou enter

Ai adivinha? Vem um "ee <alguma coisa>" que nao tem nada a ver, sem
privilegios, e sem sudo. Obvio. E se eu faco sud<seta para cima> nao
ajuda nada, podem ter varios comandos no historico e o que eu quero pode
estar 30 setas para cima depois (vale mais redigitar), ou entao digitar
o comeco do comando todo, por exemplo "sudo ee/usr/local<seta para
cima>" mas ai vou me sentir mal, como se estivesse usando o sofrivel ^r
do bash.

Entao (finalmente) vem a pergunta. Tem como eu fazer (alguma bruxaria
no .cshrc) o (t)csh ignorar na busca pelo historico tudo que comecesse
com uma palavra especifica, ou melhor o que esta no historico com essa
palavra soh ser "buscado" os argumentos que vem depois dela, por exemplo
no seguinte historico:

    805  18:48   sudo apachectl start
    806  18:49   sudo /usr/local/etc/rc.d/mysql-server.sh start
    807  18:57   apachectl configtest
    808  18:57   apachectl graceful
    809  18:57   sudo apachectl graceful
    810  19:05   history

Quando digitar /<seta p/ cima> aparecer o item 806 do historico?

Ou alguma forma mais inteligente de fazer isso?

Eu tentei varias coisas aqui, e nao consegui nada que fosse limpo e
funcional. Algum (t)CSHell Guru pra dar ideias? :)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.