RES: RES: [FUG-BR] uso de udp em rede interna

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Dom Maio 1 14:20:56 BRT 2005

Olá Mosconi

Você nao pode fazer isto porque cada aplicação existente segue algumas RFC
que são documentos padronizados para a Internet. Portanto é regra que e-mail
usa porta TCP25, DNS UDP53 e TCP53, POP3 TCP110 etc etc.

A escolha das portas e do protocolo foram feitas seguindo uma série de
recomendações e discussões, etc etc.

Mas supondo que fosse possível alterar isto, você não ganha em nada usar UDP
ao invés de tcp. Vamos supor que o udp gaste menos banda. OK, mas sua
aplicação teria que controlar a integridade dos pacotes, requisitar
retransmissão, etc etc. ou seja, ganha-se "x" no uso do Link (o que em
termos reais é ínfimo) e perde-se "3x" porque a aplicação teria que cuidar
do transporte.

Caso você veja um modelo OSI perceberá esses detalhamentos (aplicação,
transporte, enlace, etcetc ) com detalhes e entenderá que o overhead do TCP
é pequeno.

Portanto, o uso de TCP ou UDP não está ligado pelo tamanho da rede (afinal
temos SNMP rodando em redes enormes e usa-se UDP) mas sim pela  necessidade
de confiabilidade de transmissão de dados e garantia de entrega.

Ficou claro agora?

Abraços e boa semana!