[FUG-BR] gateway + nat

Araujo araujo em iguabanet.com.br
Seg Maio 9 09:50:07 BRT 2005

Caro Nilton,

    Os dados do provedor estavam corretos, meus ips internos parecem reais,
porque até pouco tempo eram reais quando tinha um link direto, são
resquícios desta época, nada impede que eles permaneçam assim, exceto o fato
de que se alguem da rede quiser acessar estes endereços reais lá fora, não
vai conseguir, mas isso não é uma grande perda.

    Voce tem razao a mascara realmente é 255.255.0.0. Embora isso não
impedisse o funcionamento, da própria máquina gateway eu pingava para todas
as outras externas e internas. Das internas é que não conseguia pingar as
externas.

    O problema se resumia mesmo em que ip de gateway colocar em cada uma das
duas placas da maquina.

    No final de semana, apelei para a tribo vizinha e instalei o Coyote, que
resolveu ele mesmo o que colocar como gateway em cada placa, funcionou tudo
em 5 minutos. Agora se voltasse ao closedBSD eu o faria funcionar, mas
fiquei muito satisfeito com o Coyote, tambem em um diskette, tem muito mais
funcionalidades do que o closedBSD, tem uma interface mais amigavel e
intuitiva e é mais bem documentado. Recomendo para quem precisar fazer
maquina gateway.

    grato, Araujo

Rizzo