RES: [FUG-BR] VPN + Independencia de SO

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Seg Maio 9 11:20:40 BRT 2005

Bom... você tem um IP dinâmico.. clientes variados.. eu sugeriria duas
soluçoes:

OpenVPN ou PPTP.

PPTP tem a vantagem de ser nativo desde o Windows 98SE (não estou discutindo
implicações de segurança ou criptografia).
OpenVPN tem a vantagem de poder usar até certificados, mas a instalação da
parte do cliente é um pouco mais complexa.

Se você quer uma facilidade para o lado do cliente, use PPTP. Até no
Conectiva Linux é fácil de instalar o client.

Se você quer tender para maior segurança, use OpenVPN, mas será mais
complexo no cliente.