[FUG-BR] compilando menos módulos kld e tentando fazer funcionar o som

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Sáb Maio 14 21:02:54 BRT 2005

ae,

estou acabando de atualizar via cvsup para o FreeBSD-5.4, e já estou
rodando o kernel compilado em minha máquina.  estou com dúvidas que
não consegui solucionar sozinho nem com o auxílio de diversas
documentações (incluindo o handbook):

1- não quero que todos os módulos (kld) sejam compilados.  leva MUITO
tempo na minha máquina (2 horas).  criei um KERNCONF baseado no
GENERIC, mas altamente comentado pra não incluir o que não preciso.

o kernel em si (/boot/kernel/kernel) ficou bem menor que o generic
(2MB a menos), mas todos os kld foram compilados e estão lá (como se
fosse o generic).  é possível limitar o que será compilado,
especialmente quanto aos módulos?

utilizei o seguinte para minha atualização, conforme sugerido no
handbook e num livro que tenho aqui da O'Reilly:

[camelo] /usr/src# make buildworld
[camelo] /usr/src# make buildkernel KERNCONF=CAMELO
[camelo] /usr/src# make installkernel KERNCONF=CAMELO
[camelo] /usr/src# reboot
[camelo] /usr/src# make installworld

quem quiser inspecionar, coloquei minha configuração em:
    http://mutuca.metropoa.tche.br/~rnsanchez/CAMELO

2- placa de som... tenho uma SB AWE 64 ISA, e faço o seguinte,
conforme man pages e outras documentações:

[camelo] /boot/kernel# kldload -v snd_sbc.ko
Loaded snd_sbc.ko, id=4
[camelo] /boot/kernel# dmesg | tail
sbc0: <Creative SB AWE64> at port 0x388-0x38b,0x330-0x331,0x220-0x22f
irq 5 drq 5,1 on isa0
[camelo] /boot/kernel# ls /dev/{aud*,dsp*,mix*,snd*}
/dev/sndstat
[camelo] /boot/kernel# cat /dev/sndstat
FreeBSD Audio Driver (newpcm)
Installed devices: