[FUG-BR] Login class

Fabricio Lima listas em fabriciolima.com.br
Ter Maio 17 16:18:32 BRT 2005

Vou compartilhar minha descoberta com vcs. (Desculpem-me se eu for burro e ingenuo e ate hj nao sabia disso e vcs estao 'cansados de usar'). Mas nao julgo trivial.

Objetivo: definir o umask do ftpd para permissao de gravao para o grupo (012). O default eh 022 de todo o sistema.

Em primeira instancia pensei: facil.. man ftpd, olho o parametro e altero...
ai no inetd.conf alterei a linha para ter no final /usr/libexec/ftpd -u 012

ai gritei na sala: usuario, saia e entre de novo no ftpd!

Fui testar e nada. (ftp localhost, umask, e ai o sistema retorna 022 ainda)

fui ler melhor o man page e ele diz q o login.conf pode fazer override da umask.
Oquei.. defini la que o umask do grupo www seria 012.. (e ainda nao funcionou)

Descobri q tinha q dar um make db da vida... cap_mkdb /etc/login.conf

Ate agora nada....

foi entao q achei: http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-bugs/2003-September/003189.html

Ou seja, devo criar uma classe, mudar os usuarios pra classe www e dizer q o www teria umask 012.
agora funciona!

Legal! sempre criei usuario ignorando este detalhe.