[FUG-BR] Acesso externo à rede mascarada

Julián Herrera listas em herrerabraga.com
Ter Maio 17 16:21:36 BRT 2005

Oi pessoal,

Tenho uma rede com gateway FreeBSD na seguinte forma:

|----------------|   |-----------------|
|-----------------|   |----------------|
| Rede Interna A |   | FreeBSD Gateway |              | Windows Gateway
|   | Rede Interna B |
| 192.168.0.0/24 |---|     ADSL        |-- INTERNET --|   ADSL
|---| 192.168.0.0/24 |
|----------------|   |-----------------|
|-----------------|   |----------------|

Gostaria de saber como fazer para que um host da rede B acesse, através
do IP real do gateway FreeBSD, a uma máquina na rede A. Mais
precisamente, existe uma máquina mascarada na rede A que aceita conexões
do tipo RDP na porta 3389 (Área de Trabalho Remota do Windows) e que
quero acessá-la de uma máquina mascarada da rede B.

O gateway FreeBSD roda firewall IPFW e NAT, configurados da seguinte
forma para permitir o forward dos pacotes recebidos:

500 fwd 192.168.0.244,3389 tcp from any to me dst-port 3389
600 divert... (configuração para o NAT)

A regra 500 eu testei antes e depois do divert para o NAT mas não
funcionou. Certamente é alguma coisa que estou esquecendo. É a conexão
de volta da máquina da rede A? Alguma luz?

Grato pela atenção,

Julián Herrera