[FUG-BR] Servidor que emula/subistitui o SNA Server

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Qui Maio 19 10:15:08 BRT 2005

Maurício Hiroaki Shibata wrote:
| Pessoal,
|
| Tenho um NT 4 rodando o SNA Server 4 . Queira saber se tem algum
aplicativo
| que emula ou mesmo substitua o SNA do Windows para o FreeBSD. Assim
migro o
| servidor para o FreeBSD.

Isso depende de vários fatores.. principalmente do mainframe que vc vai
acessar, as configurações dele e das aplicações. Vou tentar fazer um
resumo do que fizemos aqui pra vc ter uma idéia..

O que fizemos no que diz respeito a emulação de terminal foi
simplesmente passar a acessar o mainframe por IP com o tcp3270 (windows)
e x3270, aí vc vai ter que conversar com quem administra o mainframe pra
saber se isso é possível..
Pra resolver a questão da impressão fizemos um esquema com LPD do
FreeBSD trabalhando com o Samba. Funciona mais ou menos assim: para as
aplicações que estão no mainframe são disponibilizadas contas de acesso
de usuário e cada conta destas está "amarrada" a uma impressora (por
exemplo, PRT01), no mainframe o pessoal faz esta "amarração" e no meu
FreeBSD edito o /etc/printcap:

PTR01:\
~        :lp=/dev/null:\
~        :sd=/var/spool/lpd/PTR01:\
~        :af=/var/spool/lpd/PTR01/acct:\
~        :mx#0:\
~        :if=/usr/local/bin/smbprint:\
~        :sh:

- - crie um diretório /var/spool/lpd/PTR01 (deamon:daemon, perm 775) com
os arquivos (daemon:daemon, perm 600):

.config, com o seguite conteúdo:

server=estacao-cliente  # nome da maquina windows na rede
service=epson           # nome do compartilhamento da impressora
username=user           # usuário (do windows) apenas para este serviço
password=xxxxxx         # senha

e o aquivo acct (vazio).

- - Habilite a impressora com o comando lpc enable PTR01
- - Ah! não esqueça de que o servidor LPD tem que estar no ar!
- - e vc já deve ter um samba (estou usando a série 2.x) rodando (coloquei
tudo invertido).. o smb.conf fica bem básico:

[global]
comment                 = Servidor de impressao e hora
netbios name            = ATUM
workgroup               = SSP-GO
security                = domain
encrypt passwords       = yes
null passwords          = no
password server         = CURVINA
wins server             = 10.0.1.4
wins proxy              = yes
announce as             = NT Server
lock directory          = /var/lock
log file                = /var/log/samba.%U.log
log level               = 0
max log size            = 512
domain master           = no
local master            = no
os level                = 39
guest ok                = no
browseable              = no
keep alive              = 20
debug level             = 1
follow symlinks         = no
case sensitive          = no

Acho que é isso :)
Fizemos aqui uma pequena documentação explicando melhor essa zona que eu
fiz aí acima, se vc quiser te envio em pvt, já que nem todo mundo tem um
mainframe conversando com FreeBSD :D

- --
Alexandre Vasconcelos
Unix Admin