[FUG-BR] (Quase OT) Spams, DLS, blacklists e IPFW table

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Seg Maio 23 10:30:54 BRT 2005

----- Original Message -----
From: "Joao Rocha Braga Filho" <goffredo em gmail.com>
Subject: Re: [FUG-BR] (Quase OT) Spams, DLS, blacklists e IPFW table

O spamd é interessante. Mas ele tem dificuldade de conseguir e-mails
amostra de e-mails de spam. Eu sei como conseguir fartamente estas
amostras. Se a instituição tem uma home page, basta colocar um e-mail
na primeira página do site, que pode ser até escrito em branco com
fundo branco. Os robos de busca de e-mails vão achá-lo mas as pessoas
não vão ver. Então assim cria-se uma armadilha para spammers.

Joao,

Acho que vc esta confundindo alguma coisa. No modo de greylist não é preciso
conseguir nehuma amostra, nem mesmo fornecer nenhum IP.

O spamd olha por um conjunto de informações, criando uma chave unica. São
três as informações utilizadas nessa chave: IP remoto, From (do envelope
SMTP) e To (também do envelope SMTP).

Se essa chave não esta na base de dados de IPs permitidos (whitelist), ela é
adicionada na base de dados de IPs em autenticação (greylist) juntamente com
um timestamp.

A conexão então é derrubada como uma falha temporaria (451 Temporary
failure, please try again later.).

Um servidor de e-mail, vai enviar novamente a mensagem após alguns minutos e
a mensagem será então aceita.

A maioria dos softwares de envio de SPAM não utilizam filas e portando vão
ter suas mensagens bloqueadas, pois não haverá reenvio.

É claro que isso não resolve 100%, mas ajuda consideravelmente a reduzir o
trabalho do seu próximo filtro (spamass*, dspam, bogofilter e também dos
anti-virus).

Como o spamd foi criado para trabalhar em conjunto com o pf, imagino que ele
deve estar portado e funcionando bem no freebsd.

[]´s
Luiz