[FUG-BR] Autenticação wireless MAC + PPPoE

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Seg Maio 23 10:43:49 BRT 2005

Recentemente, por necessidade de um cliente, desenvolvi uma ferramenta para
complementar a autenticaçao de usuários PPPoE.

Através da configuração do radius (cistron) o programa é executado e
verifica se o usuário precisa ter seu MAC ADDRESS authenticado também.

Cada usuário pode ter qualquer quantidade de MAC Addresses autorizados e
caso a authenticação prossiga, o programa vai então verificar o tipo de IP
que o usuário deve utilizar.

São permitidos 3 tipos de IPs: fixo, valido e invalido.

Para o IP fixo, você simplesmente informa o IP do usuário.

Para os tipos valido e invalido, você cadastra quantos polls (ranges)
estiverem disponiveis.

Qualquer range pode ser especificado (desde de que esteja entre 1 a 65536).

O proximo passo do sistema será configurar a banda especifica do usuário
(estou pensando em fazer com o pf, mas o ipfw provavelmente será suportado
também).

O sistema precisa do radius cistron (/usr/ports/net/radiusd-cistron) e do
MySQL.

As fontes serão distribuidas sob a licença BSD, mas ainda não consegui
nenhum lugar para disponibilizar o download.

Se alguem quiser testar, por favor entre em contato em pvt que eu vou
fornecer o código.

Qualquer ajuda (teste, sugestões ou qualquer outra coisa) será bem vinda.

Luiz