[FUG-BR] [OT]FISL

Seg Maio 23 14:47:34 BRT 2005

Gustavo De Nardin wrote:

> ... Enviou propostas de apresentações/etc. e foi descartado
> "injustamente"? Se prontificou a avaliar as propostas para o FISL?
>
> (Apenas tentando lembrar que é possível que hajam motivos reais para
> não haver muitos trabalhos sobre FreeBSD lá...)

Senhores,

Acho que se for para criticar deveriamos nos ater a criticas
construtivas. O FISL tem caracteristicas e publico especifico, nao eh um
evento "hardcore" do ponto de vista tecnico, e em essencia eh mantido
por pessoas que tem maior contato com sistemas GNU/Linux do que BSD.
Isto e' um fato simples cuja consequencia resulta em um evento com
enfase maior "nesse lado" do mundo de codigo aberto/livre do que do lado
BSD.

O mundo BSD dentro do PSL Brasil (organizadores do FISL) eh representado
por de 2 a 3 membros, em um corpo de membros que chega a algumas
dezenas. Acredito que se ha culpa de alguem sobre uma menor presenca de
topicos BSD na palta do evento, a culpa eh de voces, nossa, e de toda a
comunidade BSD em geral. Somos certamente uma comunidade muito grande e
de altissimo nivel tecnico. A distincao tecnica eh perceptivel quando
tem-se membros de nossa comunidade em outros eventos "genericos"
(leia-se nao orientado a bsd). Mas temos um perfil bem diferente no que
diz respeito a iniciativas e participacao em comunidades SL de forma geral.

O FISL desse ano por exemplo, tivemos oportunidade de ter mais eventos
BSD na grade, se de fato houvessem eventos submetidos em tempo habil e
com temas/motivos validos. Notem, nao estou dizendo que qualquer
eventual submissao nao tenha sido "boa o suficiente", mas se forem
isoladas perdem mesmo a forca na hora que a organizacao do FISL tem que
decidir pelo que vai na grade.

Ha algumas semanas por exemplo recebi alguns emails cobrando o "porque"
de nao termos submetidos trabalahos, alguns membros da organizacao
cobrando maior presenca da comunidade BSD, e inclusive comentando sobre
a palestra do Kirk McKusick. Ano passado o FISL tentou trazer o PHK (que
declinou do convite por ja ter sua agenda ocupada previamente). Esse ano
o McKusick foi contactado com bastante antecedencia, e aconteceu dele vir.

Se tem um numero grande de pessoas cobrando mais BSD "na grade", no
*proprio evento*, com certeza a organizacao notara que existe maior
demanda por itens BSD. A presenca da comunidade BSD no FISL eh infima.
Por exemplo, nos anos que quando estive presente la nao conheci mais do
que 10 membros da comunidade. Em um evento que tem centenas de
espectadores, convenhamos...

Outro detalhe. Sempre que houve presenca BSD mais forte no FISL, foram
eles que vieram a nossa procura. Palestras do Brandi, Linke, minha, do
Jean, "a familia BSD" em 2001 se nao me engano (acho que o Alan e Silver
estavam presentes). Agora pela primeira vez havera BSD na linha de
frente do evento, com o McKusick.

Ninguem daqui moveu sequer uma palha para que isso acontecesse. Pensem
nisso antes de criticar.

Foram iniciativas isoladas de "BSDZeiros" la dentro. E acreditem nao
deve ser facil 2, 3 pessoas convencer 20, 40 em relacao a um assunto. O
fato eh que somos nos que participamos menos do que deveriamos...

No mais, se voces conversarem com as pessoas que organizam o FISL vao
notar o quanto todos eles sao abertos e curiosos em relacao a BSD. E se
surpreendem positivamene com a maior parte do que temos a dizer. Logico
que estes nao sao a totalidade dos organizadores, existem sempre aqueles
"nazi", que provocam ateh adiversidades do tipo "slackware X debian X rh
X o_mundo". Que dira se por BSD ai no meio. Mas estes felizmente nao sao
maioria e sao bem "contidos" por outros.

Este ano eu fui deixando para a ultima hora submeter trabalhos para o
FISL e quando vi ja tinha acabado o prazo *ha muito tempo*. Culpa de
quem? Obvio, soh minha...

Se voces/nos querem/queremos mais BSD no FISL devemos participar *mais*,
e de forma *organizada* deste evento.

Umm exemplo de comodismo. Essa conversa/thread vai morrer em pouco tempo
aqui, se nao for desviada para a chat@/eventos em . Mas a maioria dos que
responderam a esta thread nem sequer estao cadastrados na chat@ ou na
eventos em . Ai ano que vem 3 semanas antes do FISL da-se inicio a mesma
discussao, mesmas criticas, mesmo tudo, tudo igual, como foi no ano
passado...

Esse conversa deve ter comecado em Fevereiro, mais tardar, para ao inves
de reclamacoes/criticas podermos pensar em extender a participacao BSD
no FISL.

Vejam, nao estou justificando nem eximindo ninguem da culpa/pouca
participacao. Cada um aqui (isso inclui eu, cada um dos que responderam
nesse thread, e cada um dos que estao lendo sem responder) tem sua
parcela de passividade "enquanto comunidade / grupo de usuarios de
software livre".

Quantos aqui estarao presentes no FISL? Quantos ja estiveram antes?
Quantos perguntaram sobre BSD no meio de uma palestra de Linux? Quantos
fizeram o Security Officer do Debian dizer "FreeBSD eh tao bom quanto
qualquer linux. Se nao for melhor. E ponto." Pelo que eu me lembre soh 1
pessoa, soh 1 vez.

Quem levantou a lebre que autor do Postfix roda FreeBSD em seu laptop?
Sao poucos neh? Pois eh...

Se nos nao demonstrarmos interesse, acreditem, nao seremos percebidos.
Nao bastarao eventos "BSD Only".

SL eh SL. BSD eh SL. Se alguem se esquecer disso e nos nao estarmos por
perto para lembrar-mos estas pessoas disso, quem vai faze-lo?

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
The FreeBSD pt_BR Documentation Project