[FUG-BR] [OT]FISL

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Seg Maio 23 15:10:27 BRT 2005

Patrick Tracanelli wrote:

| Senhores,

[cut]

> [...]
| por de 2 a 3 membros, em um corpo de membros que chega a algumas
| dezenas. Acredito que se ha culpa de alguem sobre uma menor presenca de
| topicos BSD na palta do evento, a culpa eh de voces, nossa, e de toda a
| comunidade BSD em geral. Somos certamente uma comunidade muito grande e
| de altissimo nivel tecnico. A distincao tecnica eh perceptivel quando
| tem-se membros de nossa comunidade em outros eventos "genericos"
| (leia-se nao orientado a bsd). Mas temos um perfil bem diferente no que
| diz respeito a iniciativas e participacao em comunidades SL de forma
geral.

Sou membro do PSL-GO, e posso comprovar esta realidade.. são
pouquíssimos os que contribuem especificamente com BSD na comunidade
como um todo..

> [...]
| isoladas perdem mesmo a forca na hora que a organizacao do FISL tem que
| decidir pelo que vai na grade.
|
| Ha algumas semanas por exemplo recebi alguns emails cobrando o "porque"
| de nao termos submetidos trabalahos, alguns membros da organizacao
| cobrando maior presenca da comunidade BSD, e inclusive comentando sobre
| a palestra do Kirk McKusick. Ano passado o FISL tentou trazer o PHK (que
| declinou do convite por ja ter sua agenda ocupada previamente). Esse ano
| o McKusick foi contactado com bastante antecedencia, e aconteceu dele vir.

Seria ótimo mesmo ter mais palestras sobre BSDs, mas eu creio que a
vinda do McKusick deve ser extremamente valorizada por nossa comunidade
(pra mim paga o evento).. peguntem-se, quem traria um cara do nível dele
aqui pro Brasil? nós já pensamos nisso, mas ainda temos que nos
organizar um bocado antes..

| Se tem um numero grande de pessoas cobrando mais BSD "na grade", no
| *proprio evento*, com certeza a organizacao notara que existe maior
| demanda por itens BSD. A presenca da comunidade BSD no FISL eh infima.
| Por exemplo, nos anos que quando estive presente la nao conheci mais do
| que 10 membros da comunidade. Em um evento que tem centenas de
| espectadores, convenhamos...

Este ano vou estar lá, quero ser o 11º, pelo menos..

[cut]

| No mais, se voces conversarem com as pessoas que organizam o FISL vao
| notar o quanto todos eles sao abertos e curiosos em relacao a BSD. E se
| surpreendem positivamene com a maior parte do que temos a dizer. Logico
| que estes nao sao a totalidade dos organizadores, existem sempre aqueles
| "nazi", que provocam ateh adiversidades do tipo "slackware X debian X rh
| X o_mundo". Que dira se por BSD ai no meio. Mas estes felizmente nao sao
| maioria e sao bem "contidos" por outros.

Isso é a mais pura verdade.. afinal de contas, temos muitos aqui em
nossa comunidade vindos do mundo GNU/Linux.. os mais curiosos
experimentaram e nunca mais largaram o BSD.

A participação é fundamental, e como o Patrick disse, se não nos
mexermos nunca seremos notados.

[cut]

- --
Alexandre Vasconcelos