[FUG-BR] Congesteonar Link - Urgente (Christopher)

Ter Maio 31 17:47:49 BRT 2005

Luiz Otávio Souza wrote:

> Antonio,
>
> O fato do ipfw reconhecer o TOS do pacote e em especial a flag
> lowdelay não tem a ver com os pacotes de ACK. Pacotes com lowdelay são
> utilizados pelo ssh no modo interativo, pacotes com ACK são
> reconhecido no IPFW com o established.
>
> O ipfw faz traffic shaping e no ipfw(8) você tem referencia a weights
> diferenciados para cada queue. Porem o proprio manual alerta: Note
> that weights are not priorities !

aí é que está a confusão !!!
dummynet *não é* traffic-shaping !!! *pode* ser usado para isso.
Segundo o proprio Rizzo, o dummynet "simula  redes"; com todas as
situações possiveis: congestionadas, com perda de pacotes, com delays,
etc..... (no proprio man tem exemplo de como simular um DSL da Terra
para a Lua)

Analizando o problema original (rede que não alcança o troughput nominal):
 - Veja os tipos de pacotes que estão trafegando (e em que direção)
 - separe em grupos ( http, ftp, smtp, pop3, etc...)
 - crie "redes virtuais" (aí entra o dummynet) para cada um desses
serviços (como se tivesse um link para cada um)

Voce pode não conseguir as funcionalidades do altq (borrow, p.ex.) mas
vai conseguir otimizar o link

É tudo uma questão de imaginação....

> E quanto ao uso de ipfw + pf, use com extrema cautela !!! Isso ainda é
> uma tarefa aberta dos desenvolvedores do FreeBSD e é possível que haja
> falhas de sincronização entre as rotinas dos dois firewalls.

Os desenvolvedores tambem já pensaram nisso.....
no 6.x-CURRENT é possível usar o ALTQ "de dentro" do ipfw :
 voce configura o ALTQ com o `pfctl` e aplica as regras com o `ipfw`

Como eu sugerí: tente o pf+ipfw, mas faça testes e mais testes... se
estiver funcionando do modo esperado ponha em produção, mas prepare-se:
em um "upgrade" as coisas podem mudar :(

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br