[FUG-BR] Usar dois links de Internet numa rede - Problemas

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Ter Nov 1 16:54:49 BRST 2005

Pessoal,

Eu estava usando a solução de balanceamento de link do Diego Linke
(IPFW + NAT + fwd) num FreeBSD-5.2.1, perfeitamente.

Ontem eu reinstalei um o servidor com FreeBSD-5.4-RELEASE, para
eu ir estudando a solução PF + ROUTE-TO.
O problema é que após esta atualização, a solução que eu tinha funcionando
(IPFW) parou de funcionar.

Tô usando o mesmo arquivo de regras, ou melhor: Tudo está exatamente
igual (creio eu), mas não funciona.

Rodei um tcpdump na interface do link1 e pude confirmar que o NAT
realmente está mascarando o IP, porém,
rodando o tcpdump na interface do link2 eu pude ver que o pacote não
sai pela interface do link2.

Ou seja, parece que o FWD do IPFW não funciona em algumas condições.
Me parece um bug do FreeBSD-5.4.

Detalhes
net.inet.ip.forwarding: 1
net.inet.ip.fastforwarding: 0