Re: [FUG-BR] Instalação de Vários Servidores

Dom Nov 6 16:42:01 BRST 2005

Já fiz em uma escala maior com o Windows, e em menor com o FreeBSD.
E em ambos os casos usei o FreeBSD. Como assim?

Eu criei um sistema duplicador de Windows, para instalar mais de 40
máquinas Windows baseadas em uma que tinha sido instalada, e me
pediram que duplicasse o duplicador.

Eu coloquei o HD vazio na máquina com o FreeBSD, dei boot em Single
User, e dupliquei o HD fazendo:

dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad2 bs 1048576

Existe uma variação possível, sem ter que tirar o HD, mas tem que usar
um CD com o FreeBSD que seja capaz de fazer dd e rsh, e uma máquina
para guardar as imagens do HD, que podem estar compactadas, a ser
duplicado.

Por exemplo, eu fiz um backup do HD principal de um Linux assim, depois
de dar boot com o CD de emergência do FreeBSD:

dd if=/dev/ad0 bs=1048576 | gzip | rsh -l usuario maquina cat '>' arquivo

O processo inverso pode ser feito para gerar a imagem do primeiro, depois
de todo pronto, e depois pode ser feito o inverso, para restaurar nos outros:

rsh -l usuario maquina cat '<' arquivo | gunzip | dd of=/dev/ad0 bs=1048576

Mas será necessária uma máquina para guardar as imagens do HD que
aceite rsh. A outra vantagem será que você terá um backup full do sistema.

Abraços,
    João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com