[FUG-BR] Tunning no Squid

Ricardo A. Reis ricardo_bsd em yahoo.com.br
Seg Nov 14 11:44:24 BRST 2005

> 1) O uso de softupdates nao gera mais I/O em disco
> do que async.  Pelo
>    contrário, pode até reduzir em determinadas
> aplicações, embora este
>    não seja o caso do squid.  Com async, noasync ou
> softupdates, os
>    metadados serão gravados na mesma quantidade, o
> que muda é a ordem
>    do acesso ao disco.

   Quando eu disse reduzir o I/O, em momento algum eu
disse que o async reduz a quantidade de metadata, não
fui tão longe pq imaginei que muitos saberiam que
estamos a falar apenas de sincronismo, a performance
do uso de async só perceptivel na escrita.

> 2) O uso de async é perigoso, e pode causar perda de
> dados se houver
>    algum problema com o sistema operacional.  Um bom
> no-break melhora o
>    problema, mas não resolve 100%.  Mesmo que a
> partição seja usada
>    somente pelo squid, a perda do conteúdo do cache
> representa redução
>    temporária nos ganhos do cache.

  Concordo que o uso não é recomendado devido o poder
destrutivo, lembro que a uns anos atraz li algo em
reduzir esse problema adicionando uma rotina ao cron
de uso do `sync` para syncronizar memoria e disco de
tempo em tempo, alguem ja uso isso?

> Nisso nós dois concordamos.  Alias, hoje em dia eu
> recomendo montar
> TODAS as partições com noatime.  Até sei para que
> serviria o atime dos
> arquivos, mas nunca usei isso para nada.

  É incrivel como certas coisas nunca são usadas, eu
tenho desligado isso em partições onde o I/O é grande
e não se presa muito pela segurança.

  Falando de Squid ainda não tive coragem de atualizar
meu proxy para FreeBSD 6.0, com o uso do mpsafe acho
que vai valer apena adicionar mais um processados,
alguem ja tem alguma esperiencia com o 6.x e
filesystem?

Atenciosamente

Ricardo A. Reis
UNIFESP - SP