[FUG-BR] Proxy com 2 links pppoe

Marck debianpython em gmail.com
Seg Nov 14 21:46:05 BRST 2005

Olá amigos,

Estou com a seguinte situação:
Meu primo tem uma lan house com 20 micros e precisava colocar
internet, mas a companhia telefônica não dispõe de velocidade ADSL
acima de 512 e por isso ele precisou colocar 2 links pppoe.
Eu preciso fazer um proxy pra ele e estou meio perdido.
Teria que ter controle de banda para que uma máquina não use tudo e as
outras fiquem sem nada e também um proxy para que as crianças não
acessem sites impróprios.
Estive garimpando como fazer isso no FreeBSD e achei essas matérias
falando sobre isso:
http://infsr.unijui.tche.br/~heini/freebsd/dummynet.html
http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=172
http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=143&PARA=topo
http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=81&PARA=topo

Agora o que estou querendo saber como fazer:
Separo 10 máquinas pra cada link de 512 e crio as regras com o ipfw?
Ou tem como juntar os 2 links e deixar as 20 máquinas na mesma rede?
O Squid vai fucionar com 2 links pppoe? Ou eu teria que criar um proxy
alternativo para o segundo link?
Não terei nenhum servidor Apache ou de E-mail interno que precise de
acesso externo.
Preciso de acesso externo apenas de SSH no servidor principal que é
onde irá  rodar esses serviços.
Disponho de um Pentium III 600 com 256mb de memória HD de 10GB e 3
placas de rede. É possível montar um servidor desses com essa modesta
máquina?

Desculpem tantas perguntas, estou iniciando agora e conto com a boa
vontade de todos que puderem me ajudar. Tenho pouco de conhecimento de
FreeBSD, Squid e redes.

Agradeço antecipadamente.

Marck