[FUG-BR] HD novo em BIOS antiga

Nader Amadeu nader em chemie.fu-berlin.de
Ter Nov 15 17:21:03 BRST 2005

Ola a todos,
Estou instalando um disco de backup de 80G numa bios antiga
usando o '' capacity clip''. Ai tenho que usar o comando Geometry
do Fdisk. Os fabricantes hoje so especificam 16383/16/63, nao importa
qual a geometrya do disco. Pluguei o disco numa bios mais moderna e
obtive a geometria 9729/255/63 no FDISK. Voltei com o disco para a bios
antiga e setei esta geometria no FDISK. Ele aceitou no topo da tela (nem
sempre aceita), mas o espaco disponivel ('unused') para criar uma particao
eh 4112577 Blocos. Eu consigo clicar A para criar 1 particao FBSD
mas ai dah erro ao montar a particao. Se eu dividir essa area em
3 partes iguais consigo montar e fico com uns 700 MB em cada.
Se volto posteriormente ao FDISK (/stand/sysinstal > INDEX > FDISK),
a geometria esta errada novamente (acho que 256/255/63).
Nao sei como fazer o sistema aceitar a geometria correta e
usar o disco inteiro.

O disco eh um Western Digital WD800JB
http://www.westerndigital.com/en/products/Products.asp?DriveID=32

Jah tentei:
1) 155061/16/63 = 156301488 setores = 80026 MB.
    Eh exatamente o numero de setores que descreve o fabricante.
    O numero de cabecas tambem, e o de cilindros eu recalculei para
    obter os 156301488 setores = 80026 MB, especificados pelo fabricante.
    O FDISK nao aceita  isso (disk geom incorrect, using most probable geom ...)
2) Sem capacity clip a bios nao aceita o disco

Alguem tem uma dica?
Agradeco desde ja a todos, nader

Parte do meu mesg estah abaixo:
FreeBSD 4.11-RELEASE #0: Fri Jan 21 17:21:22 GMT 2005
Timecounter "i8254"  frequency 1193182 Hz
CPU: Pentium/P54C (198.95-MHz 586-class CPU)
  Origin = "GenuineIntel"  Id = 0x52c  Stepping = 12
  Features=0x1bf<FPU,VME,DE,PSE,TSC,MSR,MCE,CX8>
real memory  = 67108864 (65536K bytes)
avail memory = 59850752 (58448K bytes)
Preloaded elf kernel "kernel" at 0xc055c000.
Intel Pentium detected, installing workaround for F00F bug