[FUG-BR] FreeBSD + PF - Macro??

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Sex Nov 18 19:13:48 BRST 2005

R. Filippus wrote:

>Bom dia pessoal
>
>Estou criando algumas regras no pf.conf mas esta dando sempre o mesmo erro:
>pfctl -nf /etc/pf/pf.conf
>pfctl: ifa_load: pfi_get_ifaces: Bad file descriptor

Geralmente isso é um indicativo de que as interfaces não foram
configuradas corretamente.. seja a loopback ou as outras 3 interfaces
que você tem (3com e SiS).
Acredito que você esteja usando o PF nativo (FreeBSD >= v5.3) pelo path
do pfctl (/sbin), mas verifique também se o antigo port do PF não está
instalado.. se tiver, desinstale.
Experimente também tirar algumas dessas entradas no rc.conf. Essas 2 são
redundantes e podem ser eliminadas:

pf_program="/sbin/pfctl"

pflog_program="/sbin/pflogd"

Att.,