[FUG-BR] super usuario ssh

Nilton Jose Rizzo rizzo em larry.lin.ufrj.br
Ter Nov 22 16:52:27 BRST 2005

> Esse tópico caiu do céu porque estou com um problema...
>
> Instalei o FreeBSD 5.3 e nao consigo fazer su para root estando conectado como um usuario comum através do SSH, mesmo que esse usuario esteja no grupo wheel.
>
> O computador tem 2 usuarios - root e cibonato - posso me conectar ao computador através do SSH com o usuario cibonato e se tento "su -" recebo o seguinte: "su: Sorry".

	Para que isso funcione o usuario TEM que pertence ao grupo
	wheel como este sendo o grupo primario (definido dentro do
	passwd.db).

	faca um id do usuario
ex:
#id rizzo
uid=1000(rizzo) gid=0(wheel) groups=0(wheel)
                ^^^^^^^^^^^ grupo principal se nao for esse nao sera possivel
	voce fazer su para o root

			Rizzo