[FUG-BR] super usuario ssh

Miguel Da Silva cibonato em fcien.edu.uy
Qua Nov 23 16:58:15 BRST 2005

Resolvi o problema e o que estava acontecendo me pareceu um pouco extranho. Faz menos de 1 mês que estou usando o FreeBSD 5.3 - RELEASE e nao sei o que explicaria o fato, mas acontece que a "soluçao" foi colocar uma senha para o root que nao tivesse caracteres especiais (! * ? _ etc...).

Coloquei uma senha para o root que tivesse apenas letras e números e agora posso conectar-me por SSH como cibonato e entao executar "su -" satisfatoriamente.

Estou me conectando desde o computador que tenho no trabalho (que é um Pentium III rodando Debian Sarge).

O usuario cibonato já tem o grupo "wheel" como grupo primario. Crei outro usuario chamado omega3 e adicionei ele ao grupo wheel através do comando pw e automaticamente esse usuario teve (e tem) wheel como grupo primário; suponho que isso já é por default.

Free:~# id cibonato
uid=1001(cibonato) gid=1001(cibonato) groups=1001(cibonato), 0(wheel)

Free:~# id omega3
uid=1002(omega3) gid=1002(omega3) groups=1002(omega3), 0(wheel)

Miguel D.