[FUG-BR] particionamento para MySQL

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Qui Nov 24 09:54:46 BRST 2005

Bom dia Irado,

>Estou com a incumbência de montar um server MySQL com o FreeBSD. Alguma
>sugestão para o particionamento "ideal" de um hd com 40G?

Supondo que o servidor só vá rodar MySQL (a grosso modo),
eu faria assim:

/ (256Mb)
swap (1024Mb)
/tmp (256) (noexec,nosuid,nodev)
/var (1024Mb)
/usr (10240Mb)
/dados (Resto) (noexec)

Alteraria o diretório padrão do mysql no /etc/rc.conf
mysql_dbdir="/dados/mysql"
Depois link o /var/db/mysql para o novo diretório.

Habilitaria o linuxthreads, principalmente se o servidor for
multiprocessado.
Você vai ter a impressão de perder um pouco de performance, mas em
grande escala isso vai ajudar bastante... principalmente para servidores
multiprocessados.

Não esqueça de fazer um bom tunning no /etc/my.cnf.
Isso as vezes toma muito mais tempo e dedicação do que gostariamos,
mas... VALE A PENA.

A principal dica é conhecer um pouco da aplicação.
Tabelas MyISAM são tratadas de maneira diferente de tabelas InnoDB.
Saber o quanto o sistema usa de consultas em cada tipo de tabela vai
ajudar bastante.

Este artigo me ajudou bastante (apesar de ser para MySQL-3.23):
http://www.tnt.uni-hannover.de/print/plain/soft/database/MySQL/Docs/manual_Performance.html

Ahh, e se você quiser (lê-se precisar), pode ajustar o valor da variável
options         MAXDSIZ
no kernel, dê uma olhada no arquiv /sys/conf/NOTES sobre isso.

[]s
Ronan