Re: [FUG-BR] Sistema de arquivo tolerante a shutd own físico

Seg Out 3 15:56:11 BRT 2005

nada é perfeito e não existe nada 100%, exceto esta afirmação !!

*nenhum* sistema de arquivos é 100% garantido contra uma queda abrupta
de energia (falha da fonte, falha na rede elétrica, boboca que desliga o
no-break, etc...)

O que existem são sistemas de arquivos mais "resistentes" e mais "frágeis".

mas não existe milagre: voce *sempre* perderá alguma informação durante
uma queda de energia... desde um simples arquivo até todo o sistema de
arquivos !

Bons sistemas de arquivo permitem ao S.O. voltar a funcionar no menor
tempo possível e com a menor perda de informações possível...

Por experiencia própria, o sistema de arquivos do FreeBSD é extremamente
robusto, mais robusto ainda (porem bem mais lento) se for utilizado em
modo síncrono (não fazendo cache de gravação, como sugeriu um colega em

Nunca "perdi um disco" usando UFS(1 ou 2) ou HPFS (alguem ainda lembra
do OS/2?), mas já perdi vários usando FAT(piada), NTFS1(NT/2000), ext2 e
ext3.

Nunca ouvi falar de se "perder um disco" usando NTFS2(XP/2003) ou
RaiserFS, são ótimos sistemas de arquivo, mas o tempo para o sistema
"voltar ao ar" pode ser enorme..

Outros sistemas de arquivo mais "exóticos" não precisam ser citados,
pois raramente são utilizados em ambientes sem controladoras
inteligentes com bateria própria, fontes e no-breaks redundantes, etc...

Como os sistemas de arquivos estão intimamente ligados aos S.O. decidir
qual sistema de arquivos usar é, paraefeitos práticos, equivalente a
decidir qual S.O. usar.

são meus 0.02... a responsabilidade final sempre cairá nas suas costas ...

[]s
Antonio Torres

P.S. guarde bem aquele memorando recusando a compra do No-Break... não
salvará dados, mas pode salvar seu emprego.