[FUG-BR] [OFF?]Era Dúvidas na instalação!

Ricardo Maia maia em univap.br
Qui Set 1 15:03:56 BRT 2005

Eu tenho algo a dizer sobre isso:

Eu era um apaixonado pelo windows, ateh o dia em q todo o meu sistema se
corrompeu por nada. Naquele dia eu decidi pelar um cd de linux (era um
conectiva 7) e mandei bala.

Odiei o conectiva, comecei a fazer testes e mais testes com n sistemas
diferentes, ate ficar com o red hat. O tempo passou e eu comecei a ficar
insatisfeito com um sistema tao confuso (rh). Reinstalei o windows,
agora era o advento do xp, aquilo me deixou realmente emocionado.
Passou o tempo, surgiu aquele maldito blaster que destruiu meu
computador (novamente). Eu realmente havia me esquecido do linux, e ja
estava insatisfeito com ele. Reinstalei um debian, que nao durou mais
que 2 dias. Eu tinha (tenho ainda) um cd do freebsd 4.3... Pensei bem, e
resolvi arriscar. Foi um desastre, perdi tudo, esbravejei mas nao
desisti. Reinstalei alguma coisa, li tudo que havia na internet, imprimi
umas 80 paginas do handbook e baixei uma iso do novissimo 5.2.1, que nao
hesitei em instalar.

Foi assim, ha um ano e poucos meses, que eu comecei com freebsd, e hoje,
administrador de sistemas nem sei como, mantenho um legado de servidores
freebsd, mais um unico redhat e um win2003.

O ponto aonde eu quero chegar eh: Tomei a iniciativa e li muito antes.
Nao sabia da existencia de listas de discussao, perguntava ao google
mesmo... Quando eu entrei na lista, logo percebi o nivel da mesma
(desconfiometro rulezz). Demorou meses para eu criar coragem para
perguntar algo, acredito eu, um problema com mouse.

Entretanto, nao existe um aviso sobre o nivel tecnico da lista, e nem
mesmo uma lista "newba".

Eu nao gosto de ver perguntas "bobas" circulando, mas nao condeno quem
as envia pq nunca houve um "email de aviso": "Seja bem vindo a lista,
etc etc... Antes de perguntar, consulte o historico, etc etc..."

Levanto um ponto:

Com tantas iniciativas na promocao do freebsd/openbsd/netbsd, o normal
eh popular de pessoas na lista, brigando com o mouse, tentando compilar
um kernel ou simplesmente querendo configurar o xorg.

Com base nisso, poderiamos criar uma lista de discussao paralela a esta,
com o titulo de... err... seilah... "Freebsd newbie", para quem esta
comecando no freebsd e nao sabe nem o que pesquisar no google.

Pronto, meu "evangelho" acabou.

:-)

Ricardo Maia.