[FUG-BR] Projeto ports MASTER_SITE inteligente - Discussao...

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sáb Set 10 04:05:04 BRT 2005

Ricardo A. Reis wrote:

>   Exatamente criar uma ambiente colaborativo, um
> exemplo classico, hj fui instalar o
> linux_base-suse-9.3
> e o mirror
> ftp.iut-bm.univ-fcomte.fr/pub/Suse/suse/i386
> limitava meu download a +/- 23k enquanto o
> http://mirror.usu.edu/mirrors/suse/ ficava +/- 250kb
> de posse da interface eu poderia pontoar pra minha
> rede esse mirror.
>   A ideia e' ser muito dinamico, e atualizar de hora
> em hora gerando snapshots das listas.

>   Tambem utilizo o fastest_cvsup, mais ele apenas usa
> rtt e ignora a banda disponivel, por isso e'
> [...]

  Ah, eu entendi agora. Tem haver com o ports.. estava pensando só
na questão de atualizar ele.

<brainstorm>
Talvez fosse possível capturar em qual mirror nos conectamos, qual o
arquivo baixado, o tamanho e a tempo gasto (a velocidade nos inferimos).
Se isso fosse adicionado em uma base de dados, como você disse, ficaria
fácil pesquisar por pacote e escolher o melhor mirror. Ou o proprio
site/serviço já calcularia isso e deixaria disponível o melhor mirror ou
indicaria que não existe informação suficiente para decidir.
</brainstorm>

  Vou ver se dou uma lida em como funcionam os .mk para ver aonde por
essas 'ligações' que chamariam um programa externo.

  Talvez essa listagem de mirrors que hoje é mantida dentro do Makefile
devesse ser mantida em um outro arquivo central e, se houvesse conexão
com a Internet, o ports (mediante configuracao) poderia pesquisar no
site por padrão antes de checkar este arquivo central.

Mais alguns centavos..

--
Giovanni P. Tirloni / gpt em tirloni.org