[FUG-BR] Altq

Tiago N. Sampaio tiago em codigobinario.com.br
Dom Set 11 11:18:48 BRT 2005

Pessoal, estou pensando em mudar o sistema de firewall de um provedor em
qual dou manutenção.
Segundo o que eu li muito por ai o altq com cbq seria a melhor opção, e
estudei ele..
mas o que não estou conseguindo entender eh o seguinte, tenho uma banda
X mas a soma de todos os cliente usam Y,
mas nunca usam todos ao mesmo tempo, metado dos clientes são empresas
que soh usam no horario comercial e a outra metade
só usa pra jogar a noite...
Mas para fazer as filas do altq, eu crio uma fila pai com o tamanho do
link com a internet.
Não dá pra fazer como eu faço atualmente no dummynet, o cliente X tem x
de download e x de upload, e o resto que se $#$#$...?
Já  li a documentação do site do pf umas 3 vezes mas naum achei um
jeito, alem é claro de informar que tenho 50G de link, hehe..

Abraços.
Tiago N. Sampaio