[FUG-BR] Aproveitar o kernel de outra maquina eh problema?

Rainer Alves freebsd em powered.net
Qua Set 14 12:42:29 BRT 2005

Alexandre,

Acho que você tem sorte de não haver ninguém da Intel nessa lista pra
ouvir você dizer que um P4 2.8 é "um pouco" mais rápido que um MMX 233 ;-)
Você perde uma performance considerável sim, porque o GCC faz uma série
de otimizações (-O2) ao compilar o código para uma plataforma
específica. O prejuízo é maior quando você compila um kernel em uma
máquina inferior e usa ele em um hardware muito superior. Quanto ao
NMBCLUSTERS e MAXUSERS, se você não definiu eles explicitamente na conf
do kernel, eles vão ser ajustados durante o boot de acordo com as
características da máquina. Dá uma olhada no man do tuning(7) se você
achar que deve configurar isso manualmente.
Mas se você quiser realmente ter performance, o ideal é ajustar um
kernel específico para cada máquina, habilitando somente os drivers
necessários de acordo com o hardware, além é claro de desabilitar todas
as opções de debug, witness etc.

Att.,
Rainer Alves
BrasilTelecom