[FUG-BR] Mailgraph

Rainer Alves freebsd em powered.net
Qua Set 14 16:36:08 BRT 2005

Maurício,

Basta instalar o port mail/mailgraph, o rrdtool e o apache. O mailgraph
faz um tail e parse de cada linha do /var/log/maillog e popula os .rrd's
de acordo com a linha em questão (ela se refere a um email entregue, a
um spam, vírus ou email rejeitado?)
Ele vai criar o diretório /var/db/mailgraph e colocar lá os .rrd's.
Habite o suporte a cgi no apache e acesse
http://mx.XXXXXX.com.br/cgi-bin/mailgraph.cgi
Aqui eu fiz umas modificações no mailgraph.cgi para o meu ambiente.. eu
gravo os .rrd's de 10 servidores MX em um NFS, e um único servidor faz a
consolidação das estatísticas e gera os gráficos.

/usr/local/sbin/mailgraph.pl --logfile /var/log/maillog
--daemon-rrd=/var/db/mailgraph --ignore-localhost --daemon --rbl-is-spam
--daemon-pid=/var/db/mailgraph/mailgraph.pid

--
Rainer