[FUG-BR] FreeBSd x Fedora

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Qua Set 14 19:14:11 BRT 2005

Em Qua, 2005-09-14 às 19:01 -0300, Georges Kormikiaris escreveu:
> Não consigo nem instalar. Todo o processo de configuração é realizado
> (seleção de placa de vídeo, resolução do monitor, taxa vertical,
> horizontal, etc) e quando chega na janela do XF86Config que me diz:

Primeiro ele é instalado, se você já está na configuração então
instalado ele está. Podes averiguar com pkg_info pois são pacotes.

> XF86Config
> Write configuration to
>
> /usr/X11R6/lib/X11/XF86Config
>
> Yes No Cancel

Tas usando XFree86? Tente um FreeBSD mais novo que utilize X.org, acho
ele muito superior e daqui pra frente ele é o padrão de muitos unix open
source devido a problemas de licença com o XFree.

> Clico em Yes e vem a mensagem de erro dizendo que não foi possível
> gravar o arquivo. Isso aconteceu com todas as versões do Free do 5.0 em
> diante comigo.

Basicamente rodar o comando "X -configure" deve funcionar gerando um
arquivo de configuração dentro do /root, o local correto desse arquivo
é no diretório /etc/X11. Basta copiá-lo pra la (removendo a extensão
.new que o configure coloca no nome do arquivo) deve ser o suficiente
para que seu X seja usável.

> Já comentei isso na lista anteriormente e ninguém se manifestou. Não é
> caso de extrema necessidade porque como sou newbie em unix (e tenho uma
> segunda máquina onde rodo Mac OS X), a linha de comando dá pras minhas
> necessidades atuais que são de aprendizagem. Claro que gostaria de
> saber porque isso acontece e como contornar e por conta disso tô lendo
> a documentação que tem no site do XFree86 e um livro chamado XFree86
> for Linux (foi o único que eu achei...), mas não posso passar o dia
> lendo documentação sobre isso e por isso vou a passos de tartaruga.

Tente instalá-lo novamente em um FreeBSD 5.x mais atual, caso não
obtenha sucesso novamente mande um email pra lista contendo a
maior quantidade de informação possível que alguém saberá como
ajudá-lo.

[]s
Nilson