Re: [FUG-BR] Instalação do X (Era FreeBSd x Fedora)

Georges Kormikiaris georges em radicallivros.com.br
Qui Set 15 10:08:13 BRT 2005

On 14 de set de 2005, at 19:14, Nilson Debatin wrote:

> Primeiro ele é instalado, se você já está na configuração então
> instalado ele está. Podes averiguar com pkg_info pois são pacotes.

Ok, apareceram vários pacotes relacionados ao xorg.

> Tas usando XFree86?

Tava tentando instalar o XFree86 por 3 motivos:

1. Imprimi mais de 100 páginas de documentação do site deles.
2. Comprei um livro chamado XFree86 for Linux e tô gostando de ler o
troço.
3. Nem o pessoal do FreeBSD sabe se a mudança foi pra melhor ou não:

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/faq/x.html#WHY-CHOOSE-
XORG

> Tente um FreeBSD mais novo que utilize X.org, acho
> ele muito superior e daqui pra frente ele é o padrão de muitos unix
> open
> source devido a problemas de licença com o XFree.

Na minha cabeça de newbie eu imaginei um outro cenário: instalar os
dois. É possível? Acho que é mas não tenho certeza pois só estava
preocupado com a instalação do primeiro sistema de janelas que seria o
XFree86 pelos motivos citados acima, depois iria me preocupar em
instalar o X do X.org.

> Basicamente rodar o comando "X -configure" deve funcionar gerando um
> arquivo de configuração dentro do /root, o local correto desse arquivo
> é no diretório /etc/X11. Basta copiá-lo pra la (removendo a extensão
> .new que o configure coloca no nome do arquivo) deve ser o suficiente
> para que seu X seja usável.

Certo, esse seria o comando pra configuração em text mode, mas veja que
curioso prum newbie. O fulano vai lá, imprime documentação, compra
livro e em cada lugar eles indicam um lugar pros arquivos de
configuração:

Do livro do Lehey (The Complete FreeBSD):

"The configuration is stored in a file called XF86Config, though the
directory has changed several times in the last few years. It used to
be in /etc/X11/XF86Config or /etc/XF86Config, but the current preferred
place is /usr/X11R6/lib/X11/XF86Config. The server looks for the
configuration fle in multiple places, so if you're upgrading from an
earlier version, make sure you remove any old configuration files"

(pp. 102-103)

Agora vc me dá essa dica, ou seja, já mudou de novo. Acho esquisito
isso, quando vim pro mundo unix, achei que essas coisas estava
resolvidas, que os filesystems e arquivos de configuração já estavam há
anos padronizados, mas isso foi antes que eu tomasse conhecimento das
unix wars dos anos 80 e depois a dos anos 90 (linux x bsd)...
De qualquer forma, tá anotado e obrigado pela informação.

> Tente instalá-lo novamente em um FreeBSD 5.x mais atual, caso não
> obtenha sucesso novamente mande um email pra lista contendo a
> maior quantidade de informação possível que alguém saberá como
> ajudá-lo.

Beleza, o meu Free é o 5.4, é o mais atual, dos Production Releases
claro.

[]'s
Georges