[FUG-BR] Barrar envio de Spam no Sendmail para sair das listas negras

Qua Set 21 02:29:32 BRT 2005

Verifique nos logs quem está mandando muito e-mail, de onde vem etc.
Um usuário pode ser usando "senha" como senha e terem descoberto,
e alguém pode estar usando a conta dele.

Existe um cracker de senhas nos ports, que pode ser usado para descobrir
se as senhas que estão usando são seguras.

Se flagrar coisas tipo "cristorei" (eu sei de 2 casos) e login sendo sobrenome
e a senha o nome, ou senha 123456, force o usuário a trocar a senha, ou
troque e o informe que a senha dele é fraca e que alguém a tinha quebrado,
portanto você teve que colocar "%*(gCVa38((#;/@" como a nova senha dele.

Se possível, tente traçar se o spam foi realmente enviado do telefone de um
usuário, ou da máquina do usuário. Neste caso não existe uma outra opção
senão expulsá-lo. Spammer tem que ser tratado com rigor, sem a menor
piedade. Mas não precisa usar o método Russo.

Verifique se alguém reclamou, ou se algum spam foi enviado  para alguém
que você conheça.

Abraços,
    João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br