[FUG-BR] Data e Hora

Alex Moura alex em rnp.br
Seg Set 26 12:01:15 BRT 2005

Fabio Rogerio wrote:

>Ola pessoal...
>
>Nao sei pq cargas dagua, o relogio do meu servidor frebsd 5.1, fica
>adiantando sozinho.. e mto.. tipo assim, eu acerto ele pelo comando "ntpdate
>ntp.pop-rs.rnp.br" e depois de uma ou duas horas funcionando, ele ja se
>adiantou uns 40 min.. se eu ficar 2 dias sem atualizar ele, ele fica
>adiantado quase 1 dia...
>
>ele fica ligado direto.. pq ta acontecendo isso??

Certamente é um problema com o relógio da máquina. Você pode:

1) Configurar um servidor NTP na máquina (que faz ajustes finos,
adiantando ou
atrasando o relógio, com precisão de milissegundos ou talvez
microssegundos, não
me lembro mais...).

2) Configurar o ntpdate no cron, para rodar de meia em meia hora.

Seja qual for sua escolha, uma das duas deve ser sempre implementada
em servidores. Veja as recomendações do NIC.br:

Cartilha de Segurança para Internet -- versão 3.0
http://cartilha.cert.br/

alex