[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Tar - backup

Alex Moura alex em rnp.br
Seg Set 26 13:37:46 BRT 2005

Marcio Luciano Donada wrote:

>Pessoal,
>Tenho uma necessidade de automatizar o backup em fitas, como são
>várias fitas AIT, eu ainda não sei como fazer um script para
>automatizar o backup, coisa do tipo, quando o tar necessitar que seja
>inserida outra fita, como seria possível enviar um e-mail solicitando
>que essa segunda ou terceira fita, assim por diante fosse inserida no
>drive, existe uma maneira? Não utilizo nenhum tipo de desktop, apenas
>terminal.

Existem algumas ferramentas para backup no ports que podem ajudar nisso:
# cd /usr/ports
# make search key=backup | egrep '(Port:|Info:)' | more

Outra alternativa é usar ferramentas do webmin, que  podem ser bem
práticas para um rápido "depolyment".
# pkg_add -rv webmin
# echo webmin_enable=\"YES\" >> /etc/rc.conf
# /usr/local/etc/rc.d/webmin.sh start

Dê uma olhada nas opções de backup, tem, inclusive, opção específica
para backup de B.D.s.
Você pode aproveitar a configuração gerada (e instalada no cron, depois
de salva via interface
web) pelo webmin para adaptar às suas necessidades.

Alex