Re: [FUG-BR] [PSL-DF] “O Windows é muito melhor que Software livre”

Ter Set 27 12:58:36 BRT 2005

On 9/26/05, Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com> wrote:
> [...]
> a favor. No final é que ele dá uma viajada geral na maionese, quando cita "e
> se o profissional sair da empresa, o que acontece?" Acontece o mesmo que se
> a rede for windows e não houver um trabalho de documentação bem feito:
> ninguém da conta, independente da tecnologia adotada.
>  Usar windows não vai ajudar se não tiver documentação sobre o que e onde
> está instalado. "Qualquer coisa eu olho no Painel de Controle". Todas as
> instalações, distribuições e sabores de Unix livres que tenham gerenciamento
> de pacotes permitem que vc veja o que tem instalado lá.

Aliás, os gerenciadores de pacotes e de programas instalados costumam
dar mais informações que o painel de controle do Windows. O FreeBSD dá
uma surra este quesito.

>  Vantagens do Windows citadas:
> 1 - A Microsoft faz boot em máquinas burras? O FreeBSD também faz
> 2 - Fazer clone de HD? Me mostra um exemplo onde eu possa apenas zipar uma
> partição do windows e descompactar e os software já saírem funcionando? Todo
> o Unix permite que vc faça um tar.gz tosco mesmo (excluindo-se arquivos
> temporários ou de memória, claro) e que já se faça instalação do Unix
> igualzinho em outra máquina. Cansei de fazer instalação padrão assim. Nem
> precisa de raio de Norton Ghost.

Tenho um caso assim para ilustrar. Um colega de trabalho passou um dia
preparando um computador, do lote de 44 que tínhamos recebido. Quase
todos eles tinham que ser instalados com windows. A instalação de todos
seria suicídio. Eu peguei um deles e instalei o FreeBSD em meia hora. Só
instalei o básico que eu precisava. Depois peguei o HD do windows, o que
tinha levado um dia para preparar, e coloquei na máquina. Aí fiz:

dd if=/dev/ad2 bs=1048576 | gzip > arquivo.gz

Fiz um script para facilitar, que tinha:

gunzip < arquivo.gz | dd of=/dev/ad2 bs=1048576

A gravação demorava 25 minutos. Então, no segundo dia foram feitas 7
máquinas. Este colega pediu para duplicar a máquina com o FreeBSD. Eu
peguei o HD de outra, colquei na máquina com o FreeBSD, e a coloquei
em single user, e fiz:

dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad2 bs=1048576

No dia seguinte, este colega fez 15 máquinas, e enquanto duas estavam
gravando no HD, ele fechava a que tinha terminado e abria a próxima. Foi
uma linha de produção intensa.

Depois eu pensei em uma outra idéia. Se um servidor aceitasse conexão rsh,
poderia-se fazer outra coisa. Colocar a imagem do HD no servidor, dar boot
com o CD de emergência do FreeBSD, e fazer:

ifconfig inet ....
rsh -l usuario maquina cat arqiovo.gz | gunzip | dd of=/dev/ad0 of=1048576

A vantagem é que não precisa abrir a máquina, podendo fazer muitas em
paralelo (mas isto poderia dar uma baita carga de IO no servidor), mas
poderia dar uma carga de tráfego bem alta na rede.

E tudo sem usar uma ferramenta sequer de terceiros. Tudo nativo do Unix,
fora o CD de emergência, o que espero que exista para a maioria dos Unix.
Mas qualquer live CD de Unix possivelmente permitiria fazer o que eu fiz.

Tem algo assim para Windows? Eu duvido.

> 3 - Windows Update Service? CVSUP neles!

pkg_version, pkg_info, portaudit etc.

> 4 - se alguém prestar atenção na redação, vai ver que ele diz para "bloquear
> para o usuário causar dano à rede", e não diz "bloquear para NÃO causar dano
> à rede"... eles nem sabem escrever! Porque me dei ao trabalho de ler?

Sabem do site anti-Unix de um grupo apoiado pela MS? Ele era hospedado
num FreeBSD.

    João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com