[FUG-BR] Duvida de Iniciante em DNS

Luiz Gustavo Santos Costa luizgustavo.sc em gmail.com
Qua Set 28 09:39:50 BRT 2005

Em 28/09/05, Gustavo Gomes<gstgomespb em yahoo.com.br> escreveu:
> Pessoal,
>
> Gostaria de tirar algumas com voces sobre a
> configuração do DNS. É o seguinte, tenho dois IPs
> publicos (roteador e servidor) para eu configurar o
> DNS no servidor qual é opção ?

Eaí Xara !

Seguinte, você deve configurar o dns com o ip publico (servidor) pra
quem vai enxergar de fora.... e pra quem tá dentro da rede o ip
interno (192....)

Normalmente eu uso o esquema de visões do bind para ter diferença na
hora da tradução de nomes, exemplo (no named.conf):

view "interno" {
        match-clients { 192.168.1.0/24; };
        recursion yes;
        zone "exemplo.com.br" IN {
                type master;
                file "interno.exemplo.com.br";
        };
};

view "externo" {
        match-clients { any; };
        recursion yes;
        zone "exemplo.com.br" IN {
                type master;
                file "externo.exemplo.com.br";
        };
};

Com isso eu tenho resolução de nomes diferentes para um mesmo dominio
dependendo de onde vem a solicitação.

Seria uma boa você dar uma olhada no handbook (tá em português) pra
entender o esquema de resolução de nomes.

http://doc.fug.com.br/handbook/network-dns.html

Espero ter ajudado !

Abraços

Gustavo