[FUG-BR] ADSL

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Qui Set 29 16:07:44 BRT 2005

Giovanni,

>   Já verificou o tráfego de rede nesses momentos em que fica lento ?

Já. Tem momentos que fica muito lento, e pouco tráfego.
Acontece aquilo o Rodrigo disse: "No buffer space available".

O interessante é que o problema não é constante.
As vezes acontece uma vez na semana. Outras vezes acontece
umas três vezes no dia.

Tenho a impressão que quando o ADSL fica instável um tempo
esse problema acontece com mais frequência, ou quando o link
fica congestionado por um certo período o problema também
acontece.

É como se ele realmente ocupasse todo o buffer no momento
do congestionamento, mas depois quando o link libera ele não
conseguisse liberar o buffer.

Isso é o que eu pude notar, mas não tenho dados concretos que
comprovem isto.

> Reiniciar pode matar as conexões e depois de algum tempo elas voltam.

Concordo, mas me parece que este não é o caso.

>  Tenho alguns lugares rodando com o mpd na BrT mas isso não acontece.

Se tu puderes passar a configuração que tas usando a gente poderia
comparar com a nossa.

>  Sobre o erro "No buffer space available" pode ser que a memória RAM
> esgotou e o sistema não consegue mais alocar mbufs/mclusters. O comando
> 'netstat -m' irá mostrar as estatísticas disso. Hoje em dia o kernel
> ajusta automaticamente a quantidade de mclusters dependendo da memória
> disponível. Se a ADSL cair por algum motivo pode dar este erro também
> pois ele esgota o buffer de saída.

Bem, talvez esteja ai o problema.
Esta maquina está com 64 Mb de RAM, mas ainda tenho squid rodando nela,
sem contar o dummynet.
O NMBCLUSTERS está setado para 16384.

Me parece que vai ter que rolar um upgrade ai.

Valeu Giovanni,
Muito obrigado,
Ronan

--