[FUG-BR] [1/2 OFF] Várias Realteks

Vini Engel vini em fugspbr.org
Seg Abr 3 11:01:09 BRT 2006

> Elas são desenhadas (e os drivers tambem) para suportar IRQ Sharing;
> fora isso os drivers trabalham com "pooling": o IRQ identifica a placa e
> o "pooling" a porta.
>
> No geral: já tive problemas com multiplas "realtrecos" e, na maioria das
> vezes acabou funcionando usando "pooling" (é claro que depois de muita
> troca de slot), mas mesmo funcionando (sem os famosos "device timeout")
> a performace ficou deprimente...
>
> mais uma dica: com MBs Intel, use placas Intel...

Pessoal,

Depois de muti tempo que que discutimos isso, eu estava mexendo numa das
minhas redes e lembre que tudo que eu falei e nós falamos aqui poderia
ter sido facilmente e eficientemente substituido por outra solução
talvez mais barata. Com certeza mais flexivel e confiavel do que usar um
monte de placas de rede no mesmo computador.

Bom a conta é simples, uma placa mão boa comum teoriacamente vai
funcionar talvez até com umas cinco placas de rede, claro que se
existirem slots pra isso. Bom se usar-mos placas de quatro portas que
por sinal funcionam bem (eu tenho umas) acho que talvez conseguiremos 12
ou até mais portas ... mas será que isso não começa a ficar meio demais
não?

Bom, pra mim essa é a solução perfeita.

1 - Compre duas placas de rede boas, ou mesmo se forem dessas Realtek ou
Via tem que por ai. Desde que você saiba que uma placa boa vai ser mais
confiavel e teoricamente mais eficiente.

2 - Pense que você gostaria que seu gateway tivesse 25 portas, mas claro
que você não tem como colocar 25 placas lá dentro e pior suas placas são
realtek e nem 4 juntas funcionam direito. Bom então vamos fica só com 2
mesmo né! Uma pra ligar no seu back-bone e a outra pra ligar nas outraS
redeS.

3 - Compre um switch, claro que quanto melhor o switch melhor sua rede
vai ficar mas se você tiver um orçamento limitado. Bem, compre um switch
desses da Planet ou DLink que eu acho que vão custar por volta de 600
reais? O switch tem que suportar VLAN, só isso - se o swtich suporta
VLAN você poderá criar umas centendas delas dentro dele.

4 - Use o driver VLAN do seu FreeBSD pra cirar quantas interfaces
virtuais você quiser. Você cria elas, da um ID e liga elas na interface
fisica que vai ser ligada no switch. Depois disso elas são como qualquer
outra interface no seu FreeBSD.

5 - No seu switch você define as VLAN de acordo com suas redes, e na
porta que seu FreeBSD (gateway) está ligado você usa "tag" como a porta
está tagged você poderá ligar essa porta a varias VLANs diferentes e na
porta onde você liga a outra rede você não tem que usar tags pois a
porta fisica só irá falar com uma vlan.

Pronto, se seu swtich tiver 24 portas você TEM literalmente 23 portas
pra ligar 23 redes diferentes como se fossem placas rede diferentes. E
se você pensou ahhh mas ai se eu perder essa placa de rede vou perder
tudo, humm ai você pode fazer trunk com fail-over e usar um switch com
pelomenos uma porta giga bit.

Acho que essa é a solução mais simples que tem pra fazer que muitos
querem fazer, você pode usar uma mini mother board e fazer um router
gigante.

Espero que ajude!

Até mais
Vini