[FUG-BR] Salvar man ipfw

Paulo Pires pappires em gmail.com
Ter Abr 11 10:41:49 BRT 2006

On 4/11/06, Flávio Barros <flaviobarros.gyn em pop.com.br> wrote:
> Senhores, estou querendo salvar a página de manual do ipfw da seguinte
> forma man ipfw > ipfw.txt
> O problema é quando tento abrir esse arquivo no windows. Minha intenção
> é imprimr essa página, só que no local não tem impressora.

O que eu costumo fazer é o seguinte:

    groff -mandoc -Tps /usr/share/man/man8/ipfw.8 > /tmp/ipfw.ps

Como você deve imaginar, a saída acima está em format Postscript.
Para imprimir a partir de uma máquina Windows numa impressora
Postscript, é só copiar o arquivo.

    C:\> copy ipfw.ps LPT1 /b

Se sua impressora for uma Laserjet, pode usar diretamente "-Tlj4", ao
invés de "-Tps".  Outra opção é gerar PDF.  Se você tiver o
Ghostscript instalado no servidor, rode o comando abaixo.

    groff -mandoc -Tps /usr/share/man/man8/ipfw.8 | ps2pdf - /tmp/ipfw.pdf

Se você quiser editar o documento, antes de imprimi-lo, tem as seguintes opções:

    * Texto puro semi-formatado ("-Tascii", "-Tlatin1", "-Tutf8"), mas
você perderá os sublinhados, itálicos, negritos, e a formatação vai
encher o texto de espaços, dificultando a manipulação.

    * Gerar HTML ("-Thtml"), que preserva a idéia original do
documento, embora não tenha um HTML da melhor qualidade nem a mesma
qualidade gráfica de um Postscript da vida, permite a você usar seu
OpenOffice (ou outro programa qualquer) para trocar tamanhos de fontes
e imprimir tudo com lay-out de bula de remédio, se precisar.

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.