[FUG-BR] RES: Monitoramento de rede

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Ter Abr 11 17:42:53 BRT 2006

Pensei nisso, em utilizar o MRTG ou Cacti, mas o problema é que quero
relatório mais detalhados, como eu disse em meu email, com vários
agrupamentos e possibilidade de levantamento de dados retroativos... e
para a captura desses dados eu teria que fazer tudo na mao... Além do
mais acredito que não dê para eu filtrar os tráfegos por porta/ip do
cliente/conjunto de portas+cliente/etc utilizando snmp.

[]s

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em
nome de Carlos Eduardo
Enviada em: terça-feira, 11 de abril de 2006 17:38
Para: Lista de discussao sobre FreeBSD
Assunto: Re: [FUG-BR] Monitoramento de rede

Tem também o cacti (www.cacti.net), que já está nos ports inclusive (da
última vez que vi não estava ainda :) ).

Ambos precisarão de um snmp instalado, tipo o net-snmp que tem nos
ports.

Um link interessante e que me foi muito útil sobre o uso do net-snmp:

http://silverwraith.com/papers/freebsd-snmp.php

Tem outras coisas também, mas me foi particularmente interessante a
parte sobre o snmpget onde podemos ver a infinidade de variáveis que
podemos consultar no snmp para monitorar a máquina.

Abs e boa sorte!

Carlos E. G. Carvalho           OpenIT Solucoes Tecnologicas
Consultor Unix/Internet         Tel. +55 21 2517-6000
http://www.OpenIT.com.br
http://www.MyFreeBSD.com.br