[FUG-BR] RES: RES: Squid + squid_ldap_auth - RECEITA DE BOLO - LONGO

Sérgio José Ferreira sergio em wgo.com.br
Qui Abr 13 18:03:58 BRT 2006

Eu instalei o samba / squid assim, para acesso ao active directory :

1o. - Instale o SAMBA 3.0.x  - incluir --with-winbind
2o. - configure o smb.conf
[global]
        workgroup = MMCBWS
        os level = 2
        unix extensions = yes
        map to guest = no
        debug level = 1
        socket options = SO_KEEPALIVE IPTOS_LOWDELAY TCP_NODELAY
        wins server = 172.30.32.15
        veto files = /*.eml/*.nws/riched20.dll/*.{*}/
        netbios name = proxycat
        realm = mmcb.intranet
        password server = 172.30.32.15, 172.30.32.95
        encrypt passwords = yes
        server string = proxycat - Samba Server

        allow trusted domains = no
        idmap backend = idmap_rid:MMCBWS=10000-20000
        idmap uid = 10000-20000
        idmap gid = 10000-20000
        winbind uid = 10000-20000
        winbind gid = 10000-20000
        winbind use default domain = yes
        winbind nested groups = Yes
        winbind separator = \\

3o.  Compilar o SQUID com :

./configure ...(apenas a parte que interessa )
--enable-auth="basic,digest,ntlm" \
--enable-basic-auth-helpers="PAM SMB NCSA" \
--enable-ntlm-auth-helpers="SMB no_check fakeauth" \
--enable-digest-auth-helpers=password \
--with-samba-sources=/usr/programas/samba-3.0.20b \
--enable-ntlm-fail-open \
--enable-external-acl-helpers="ip_user unix_group ldap_group wbinfo_group" \

4o. Startar o winbind ( /usr/local/samba/sbin/winbindd )e incluir o servidor
freebsd na rede windows
( veja - net join ou net rpc )

5o. Verifique se o servidor está no dominio
wbinfo -t
checking the trust secret via RPC calls succeeded
( se der a mensagem acima, beleza )
wbinfo -g   ## deve trazer a lista de grupos do AD

Se não funcionar, retorne a ponto 3.

6o. Configurar o squid.conf assim : ( apenas as partes que interessa )
###
auth_param ntlm program /usr/local/samba/bin/ntlm_auth
--helper-protocol=squid-2.5-ntlmssp

auth_param ntlm children 25
# auth_param ntlm realm Autenticacao de acesso a internet
auth_param ntlm max_challenge_reuses 0
auth_param ntlm max_challenge_lifetime 2 minutes

auth_param basic program /usr/local/samba/bin/ntlm_auth
--helper-protocol=squid-2.5-basic

auth_param basic children 25
auth_param basic realm Autenticacao de acesso a internet
auth_param basic credentialsttl 2 hours

authenticate_cache_garbage_interval 1 hour
authenticate_ttl 1 hour
authenticate_ip_ttl 0 seconds
#**********************  AUTENTICACAO DE USUARIOS *************************

# Verificar grupo do usuario
external_acl_type NT_global_group concurrency=35 %LOGIN
/usr/local/squid/libexec/wbinfo_group.pl

# Verificar gredenciais do usuario
acl Internet proxy_auth REQUIRED

# -------------Grupo Infra-Estrutura de Sistemas--------------------
acl InfraEstrutura external NT_global_group GG_CAT_Sistemas_Infra
http_access allow rede_mmcb Internet InfraEstrutura

acl Diretores external NT_global_group Internet_Diretores
http_access allow rede_mmcb Internet Diretores

Coloque o squid no ar e teste.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Sérgio Ferreira
WGO Telecom