[FUG-BR] PC-BSD

Sex Abr 14 15:20:29 BRT 2006

Pedro Henrique Morsch Mazzoni wrote:
> Alguém já usou?
> www.pcbsd.org
>
> Grato,
> Pedro Mazzoni

Ja, muita gente. Briga lado a lado com o DesktopBSD (e em geral vence)
em relacao a opcoes chamadas "out of the box ready" pra usuario final em
ambiente Desktop. Na Internet voce acha varias excelentes criticas,
alguns otimos reviews - a maioria em ingles - que te dao um bom
parametro sobre como funciona.

Bom, mas o meu comentario pratico e que se voce gosta do KDE, ou gosta
de qualquer GUI facil sem se importar com seu tamanho e consumo de
recursos, e se quer uma opcao realmente facil e muito funcional de
Desktop, vai se sentir uma crianca nuna fabrica de chocolates.

O sistema e' facilimo, instalador grafico, com o segundo CD ja instala
langpack em pt-br. Tem um subsistema de instalacao diferente tambem (que
no final e um pkg_* modificado usando packtes pre-compilados do freebsd,
mascarado e facilitado), em GUI tambem. E uma versao mais lite do
KDE-Lite do FreeBSD, o que significa que em geral consome menos recurso
em relacao a armazenamento, mas consome a mesma coisa em execussao
(memoria e CPU). Algumas aplicacoes sao startadas ja com prioridade
(nice) diferenciada, em especial apps de multimidia.

Uma coisa legal, e um excelente exemplo de como o freebsd-update e o
bsddiff do Colin Percival podem ser muito bem utilizados. Toda
atualizacao e binaria, com o front end GUI, utilizando essas ferramentas
do Security Officer do FreeBSD. Nao por menos os criadores do PC-BSD
estao entre os doadores mais generosos pro financiamento[1] dos 4 meses
de trabalho dedicado do cperciva@ nessa area.

No mais, o resto e' o KDE. O que pode te animar ou decepcionar. No meu
caso quase sempre instalo as novas versoes do PC-BSD pra saber como esta
e o que mudou. Nao dura mais de 2 dias instalado. KDE gives me the
creeps (ou, "me da coisas" como diz o professor chapatin hehe), mas
logico isso e uma consideracao pessoal.

[1] http://people.freebsd.org/~cperciva/funding.html

--
Patrick Tracanelli